A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema
AS CONSEQUÊNCIAS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Apresente
proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
O
presidente Michel Temer sancionou em cerimônia no Palácio do
Planalto nesta quinta-feira (16), com a presença do presidente do
Senado, Eunício Oliveira, a Lei que Reforma o Ensino Médio. O texto
estabelece a segmentação de disciplinas de acordo com áreas do
conhecimento e a implementação gradual do ensino integral. Ainda
não foi anunciado se haverá vetos.
A
implantação da reforma depende ainda da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), conjunto de orientações que deverá nortear os
currículos. Atualmente em análise pelo Ministério da Educação, a
previsão é de que a BNCC seja homologada ainda em 2017. O
cronograma de implantação da reforma terá de ser elaborado no
primeiro ano depois da homologação da base curricular. E a
implementação deve ocorrer no ano seguinte.
Disponível
em:
http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2017/02/16/sancionada-lei-da-reforma-no-ensino-medio
Acessado em 19.02.17
TEXTO II
Desde
26 de setembro de 2016, quando foi publicada a MP
746,
estudantes de todo o Brasil têm se manifestado contra a proposta por
meio de ocupações, trancamento de vias e manifestações de rua,
por entenderem o quanto ela agride a rede pública e distorce as
reais necessidades dos alunos. [...]
Os
estudantes ouviram e leram discursos a respeito da queda
do desempenho do ensino médio nos
últimos 20 anos. Esse seria o motivo da (contra)reforma, mas não
vimos propostas de se mudarem o método e a didática de ensino, bem
como o modelo de avaliação.
Da
mesma forma, não foi discutida uma proposta de formação humana
cidadã. Ao contrário, houve uma priorização do mercado de
trabalho e de um sistema que só enxerga o estudante como futura mão
de obra.
Disponível
em:
http://www.cartacapital.com.br/revista/939/o-desmonte-do-ensino-medio
Acessado em 19.02.17
TEXTO III
TEXTO IV
TEXTO V
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