Pular para o conteúdo principal

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #06 (12 a 18 de março de 2018)



A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema

AS CONSEQUÊNCIAS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

O presidente Michel Temer sancionou em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (16), com a presença do presidente do Senado, Eunício Oliveira, a Lei que Reforma o Ensino Médio. O texto estabelece a segmentação de disciplinas de acordo com áreas do conhecimento e a implementação gradual do ensino integral. Ainda não foi anunciado se haverá vetos.

A implantação da reforma depende ainda da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), conjunto de orientações que deverá nortear os currículos. Atualmente em análise pelo Ministério da Educação, a previsão é de que a BNCC seja homologada ainda em 2017. O cronograma de implantação da reforma terá de ser elaborado no primeiro ano depois da homologação da base curricular. E a implementação deve ocorrer no ano seguinte.

TEXTO II

Desde 26 de setembro de 2016, quando foi publicada a MP 746, estudantes de todo o Brasil têm se manifestado contra a proposta por meio de ocupações, trancamento de vias e manifestações de rua, por entenderem o quanto ela agride a rede pública e distorce as reais necessidades dos alunos. [...]

Os estudantes ouviram e leram discursos a respeito da queda do desempenho do ensino médio nos últimos 20 anos. Esse seria o motivo da (contra)reforma, mas não vimos propostas de se mudarem o método e a didática de ensino, bem como o modelo de avaliação.

Da mesma forma, não foi discutida uma proposta de formação humana cidadã. Ao contrário, houve uma priorização do mercado de trabalho e de um sistema que só enxerga o estudante como futura mão de obra.


TEXTO III



TEXTO IV



TEXTO V







Dúvidas? Entre em contato via Whatsapp

clique para abrir o WhatsApp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidad...

CONQUISTAS DOS ALUNOS SIMPLIFICA

Ontem (18/01) o MEC divulgou as notas do Enem 2017. Assim que a consulta foi liberada, começamos receber várias mensagens de nossos alunos. As notas foram  excelentes. A gente já sabia que a dedicação e o esforço dos nossos alunos iria valer a pena, mesmo assim é uma alegria imensa perceber que fizemos parte do sucesso de tantas pessoas.  Confira algumas das notas:   BRUNO, aluno Simplifica em 2016 e 2017. NOTA: 940 LINCON, aluno Simplifica em 2017. NOTA: 940 JOÃO PAULO, aluno Simplifica 2017. NOTA: 880 FILIPE, aluno Simplifica 2016 e 2017. NOTA: 940 DEUSIANA, aluna Simplifica 2017. NOTA: 800   Você também pode ter um história de sucesso em 2018. Venha fazer parte do Simplifica - o melhor grupo de Redação do Whats. Curta nossa página:  https://www.facebook.com/SimplificaRedacao/ Acesse o blog: https://simplificaredacao.blogspot.com.br/ Participe do grupo do WhatsApp: (85) 9 9690-2985 ...

PROGRAMA DE MONITORIA ou COMO VOU FAZER VOCÊ APRENDER REDAÇÃO.

Iniciei esse ano pensando em como eu poderia fazer para que vocês aprendessem redação na prática. Sei que as aulas, os vídeos e a   leitura de materiais ajudam, mas aprender mesmo, só fazendo, né? Aí fui ler vários depoimentos de alunos 900+ na redação e todos, todos mesmo, dizem que faziam ao menos uma redação por semana (a maioria fazia duas ).  Ah, legal! Então vou orientar meus alunos a fazerem duas redações por semana – pensei.  E sabe o que eu percebi? O aluno não faz. É, isso mesmo! Você sabe disso. Sempre tem uma matéria mais importante para estudar, sempre tem um simulado para ser feito , uma vídeo aula para ser assistida , um e-book para ser lido, uma noite para ser dormida... Eu sei que você se identificou. :-) E eu sei também que isso acontece com todo mundo. Já aconteceu comigo. A gente sempre vai deixando pra depois, a gente sempre acredita que vai dar tempo, a gente sempre jura que vai fazer tudo de uma vez e por a vida...