Pular para o conteúdo principal

PLANO DE TEXTO

Muita gente escreve, apaga, risca, escreve novamente, risca mais uma vez e acaba perdendo muito tempo sem  conseguir produzir nada. Para evitar essa confusão é fundamental planejar seu texto. Siga os passos abaixo e monte o esqueleto da sua redação, Depois, é só construir o  texto. 

1) TESE (Qual é sua opinião sobre o assunto? Você é a favor ou contra o tema apresentado? Você acha que as ações já desenvolvidas são eficazes? Qual é a origem do problema apresentado?)

  • 1.1) Início do texto (Você fará uma afirmação? Vai citar dados? Vai usar a frase de um pensador? Vai definir uma palavra?)

2) ARGUMENTOS (fatores que te levaram à sua opinião – liste cinco argumentos (fatores), descarte os três mais óbvios e utilize os dois mais fortes e convincentes)

  • 2.1) Argumento I: (o mais forte e convincente e menos óbvio da sua listinha)
    • 2.1.1) Tipo de argumentação (Você irá usar dados, autoridade, exemplos, causa e consequência...)
  • 2.2) Argumento II: (o segundo mais forte e convincente da sua listinha).
    • 2.2.1) Tipo de argumentação (Você irá usar dados, autoridade, exemplos, causa e consequência...)
  • 2.3) Argumento III (opcional): (use um terceiro argumento apenas se estiver muito seguro).
    • 2.3.1) Tipo de argumentação (Você irá usar dados, autoridade, exemplos, causa e consequência...)

3) INTERVENÇÃO (três níveis de atuação para a solução do problema)

  • 3.1) O que o governo pode fazer? (Pense em políticas públicas, projetos de leis, e programas de governo).
  • 3.2) O que a sociedade pode fazer? (Pense em ONGs, na mídia, as escolas, as associações de moradores, as igrejas).
  • 3.1) O que cada indivíduo pode fazer? (Pense ações individuais, como cada um de nós pode ajudar a solucionar o problema)
Você pode imprimir e utilizar o esquema abaixo para organizar suas informações:

Utilize também nossa folha de redação no modelo Enem: 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidad...

CONQUISTAS DOS ALUNOS SIMPLIFICA

Ontem (18/01) o MEC divulgou as notas do Enem 2017. Assim que a consulta foi liberada, começamos receber várias mensagens de nossos alunos. As notas foram  excelentes. A gente já sabia que a dedicação e o esforço dos nossos alunos iria valer a pena, mesmo assim é uma alegria imensa perceber que fizemos parte do sucesso de tantas pessoas.  Confira algumas das notas:   BRUNO, aluno Simplifica em 2016 e 2017. NOTA: 940 LINCON, aluno Simplifica em 2017. NOTA: 940 JOÃO PAULO, aluno Simplifica 2017. NOTA: 880 FILIPE, aluno Simplifica 2016 e 2017. NOTA: 940 DEUSIANA, aluna Simplifica 2017. NOTA: 800   Você também pode ter um história de sucesso em 2018. Venha fazer parte do Simplifica - o melhor grupo de Redação do Whats. Curta nossa página:  https://www.facebook.com/SimplificaRedacao/ Acesse o blog: https://simplificaredacao.blogspot.com.br/ Participe do grupo do WhatsApp: (85) 9 9690-2985 ...

PROGRAMA DE MONITORIA ou COMO VOU FAZER VOCÊ APRENDER REDAÇÃO.

Iniciei esse ano pensando em como eu poderia fazer para que vocês aprendessem redação na prática. Sei que as aulas, os vídeos e a   leitura de materiais ajudam, mas aprender mesmo, só fazendo, né? Aí fui ler vários depoimentos de alunos 900+ na redação e todos, todos mesmo, dizem que faziam ao menos uma redação por semana (a maioria fazia duas ).  Ah, legal! Então vou orientar meus alunos a fazerem duas redações por semana – pensei.  E sabe o que eu percebi? O aluno não faz. É, isso mesmo! Você sabe disso. Sempre tem uma matéria mais importante para estudar, sempre tem um simulado para ser feito , uma vídeo aula para ser assistida , um e-book para ser lido, uma noite para ser dormida... Eu sei que você se identificou. :-) E eu sei também que isso acontece com todo mundo. Já aconteceu comigo. A gente sempre vai deixando pra depois, a gente sempre acredita que vai dar tempo, a gente sempre jura que vai fazer tudo de uma vez e por a vida...