Pular para o conteúdo principal

PLANO DE TEXTO

Muita gente escreve, apaga, risca, escreve novamente, risca mais uma vez e acaba perdendo muito tempo sem  conseguir produzir nada. Para evitar essa confusão é fundamental planejar seu texto. Siga os passos abaixo e monte o esqueleto da sua redação, Depois, é só construir o  texto. 

1) TESE (Qual é sua opinião sobre o assunto? Você é a favor ou contra o tema apresentado? Você acha que as ações já desenvolvidas são eficazes? Qual é a origem do problema apresentado?)

  • 1.1) Início do texto (Você fará uma afirmação? Vai citar dados? Vai usar a frase de um pensador? Vai definir uma palavra?)

2) ARGUMENTOS (fatores que te levaram à sua opinião – liste cinco argumentos (fatores), descarte os três mais óbvios e utilize os dois mais fortes e convincentes)

  • 2.1) Argumento I: (o mais forte e convincente e menos óbvio da sua listinha)
    • 2.1.1) Tipo de argumentação (Você irá usar dados, autoridade, exemplos, causa e consequência...)
  • 2.2) Argumento II: (o segundo mais forte e convincente da sua listinha).
    • 2.2.1) Tipo de argumentação (Você irá usar dados, autoridade, exemplos, causa e consequência...)
  • 2.3) Argumento III (opcional): (use um terceiro argumento apenas se estiver muito seguro).
    • 2.3.1) Tipo de argumentação (Você irá usar dados, autoridade, exemplos, causa e consequência...)

3) INTERVENÇÃO (três níveis de atuação para a solução do problema)

  • 3.1) O que o governo pode fazer? (Pense em políticas públicas, projetos de leis, e programas de governo).
  • 3.2) O que a sociedade pode fazer? (Pense em ONGs, na mídia, as escolas, as associações de moradores, as igrejas).
  • 3.1) O que cada indivíduo pode fazer? (Pense ações individuais, como cada um de nós pode ajudar a solucionar o problema)
Você pode imprimir e utilizar o esquema abaixo para organizar suas informações:

Utilize também nossa folha de redação no modelo Enem: 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidade social. Em S

ESTUDE COMO UMA GAROTA - Dia Internacional da Mulher

As mulheres são maioria nas Escolas e Universidades brasileiras. No entanto, ainda são pouco reconhecidas no meio acadêmico, intelectual e profissional. Além disso, elas são minoria nos altos cargos de gestão e no meio político. Pensando em valorizar as conquistas femininas e incentivar outras garotas a estudarem e romperem as barreiras sociais, o Simplifica Redação apresenta 10 mulheres incríveis que fizeram do estudo a sua realização pessoal. Inspire-se! Enedina Alves Marques foi a primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil. Nascida em 1913, de família pobre, ela cursou engenharia e se formou aos 30 anos no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Em agosto de 1981, foi vítima de um infarte. O cineasta Paulo Munhoz e o historiador Sandro Luis Fernando pesquisaram a vida de Enedina e pretendem lançar um documentário sobre sua vida pessoal e acadêmica. Mathilde Krim (1926 - presente) - Citogeneticista italiana que realizou diversos estudos so

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #19 (18 a 24 de junho de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema OS EFEITOS DA IMPLANTAÇÃO DA LEI ANTIFUMO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e a governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde através do INCA, o que inclui as ações que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, seguindo um modelo no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, associadas às medi