Pular para o conteúdo principal

OUTUBRO DA REVISÃO - SEMANA 2 - MEIO AMBIENTE

SEMANA 2 - MEIO AMBIENTE - PROPOSTA 3


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema

A PRESERVAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA EM QUESTÃO NO BRASIL


Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

No Brasil, desde o século 16, existem instrumentos legais que definem e propõem uma política para os índios, fundamentados na discussão da legitimidade do direito dos índios ao domínio e soberania de suas terras. Esse direito – ou não – dos índios ao território que habitam está registrado em diferentes legislações portuguesas, envolvendo Cartas Régias, Alvarás, Regimentos, etc.

Até 1988, a política indigenista brasileira estava centrada nas atividades voltadas à incorporação dos índios à comunhão nacional, princípio indigenista presente nas Constituições de 1934, 1946, 1967 e 1969. A Constituição de 1988 suprimiu essa diretriz, reconhecendo aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

Os índios também ampliaram sua cidadania, já são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses. Assim, o principal objetivo da política indigenista hoje é a preservação das culturas indígenas, através da garantia de suas terras, e o desenvolvimento de atividades educacionais e sanitárias.

Entretanto, a insuficiência de recursos oficiais, a integração cada vez mais comum do índio às sociedades urbanas e os conflitos raciais e sociais dos povos brasileiros têm colocado em risco a concretização das propostas políticas e direitos indígenas garantidos por Constituição.
Disponível em: http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/a-questao-indigena-cerca-de-315-mil-indios-vivem-em-seis-estados-brasileiros.htm. Acesso em: 08 maio. 2016 (adaptado).


TEXTO II

O futuro dos índios no Brasil dependerá de várias opções estratégicas, tanto do Estado brasileiro e da comunidade internacional quanto das diferentes etnias. Trata-se de parceria. As populações indígenas têm direito a seus territórios por motivos históricos, que foram reconhecidos no Brasil ao longo dos séculos. Mas estes direitos não devem ser pensados como um óbice para o resto do Brasil: ao contrário, são um pré-requisito da preservação de uma riqueza ainda inestimada mas crucial, a biodiversidade e os conhecimentos das populações tradicionais sobre as espécies naturais. O que se deve procurar, no interesse de todos, é dar as condições para que esta riqueza não se perca: é por isso irracional querer abrir todas as áreas da Amazônia à exploração indiscriminada. Fazem-se assim convergir os direitos dos índios com os interesses da sociedade brasileira como um todo.”


TEXTO III

UM ÍNDIO – CAETANO VELOSO

Um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade estonteante

E pousará no coração do hemisfério sul, na América, num claro instante 


Depois de exterminada a última nação indígena
E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias

Virá, impávido que nem Muhammed Ali, virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi
Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi
O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá

Um índio preservado em pleno corpo físico
Em todo sólido, todo gás e todo líquido
Em átomos, palavras, alma, cor, em gesto e cheiro
Em sombra, em luz, em som magnífico

Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico
Do objeto, sim, resplandecente descerá o índio
E as coisas que eu sei que ele dirá, fará, não sei dizer
Assim, de um modo explícito

REFRÃO

E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos, não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio

Disponível em: https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/um-indio.html Acessado em 08 maio. 2016


TEXTO IV 



TEXTO V 



TEXTO VI


Gostou dessa proposta? 

Então escreva um texto dissertativo-argumentativo de, no  máximo, 30 linhas.

Se você quiser uma correção profissional segundo os critérios do Enem, entre em contato com o Simplifica Redação:

WhatsApp (85) 9 9690-2985
www.facebook.com/SimplificaRedacao/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidad...

CONQUISTAS DOS ALUNOS SIMPLIFICA

Ontem (18/01) o MEC divulgou as notas do Enem 2017. Assim que a consulta foi liberada, começamos receber várias mensagens de nossos alunos. As notas foram  excelentes. A gente já sabia que a dedicação e o esforço dos nossos alunos iria valer a pena, mesmo assim é uma alegria imensa perceber que fizemos parte do sucesso de tantas pessoas.  Confira algumas das notas:   BRUNO, aluno Simplifica em 2016 e 2017. NOTA: 940 LINCON, aluno Simplifica em 2017. NOTA: 940 JOÃO PAULO, aluno Simplifica 2017. NOTA: 880 FILIPE, aluno Simplifica 2016 e 2017. NOTA: 940 DEUSIANA, aluna Simplifica 2017. NOTA: 800   Você também pode ter um história de sucesso em 2018. Venha fazer parte do Simplifica - o melhor grupo de Redação do Whats. Curta nossa página:  https://www.facebook.com/SimplificaRedacao/ Acesse o blog: https://simplificaredacao.blogspot.com.br/ Participe do grupo do WhatsApp: (85) 9 9690-2985 ...

PROGRAMA DE MONITORIA ou COMO VOU FAZER VOCÊ APRENDER REDAÇÃO.

Iniciei esse ano pensando em como eu poderia fazer para que vocês aprendessem redação na prática. Sei que as aulas, os vídeos e a   leitura de materiais ajudam, mas aprender mesmo, só fazendo, né? Aí fui ler vários depoimentos de alunos 900+ na redação e todos, todos mesmo, dizem que faziam ao menos uma redação por semana (a maioria fazia duas ).  Ah, legal! Então vou orientar meus alunos a fazerem duas redações por semana – pensei.  E sabe o que eu percebi? O aluno não faz. É, isso mesmo! Você sabe disso. Sempre tem uma matéria mais importante para estudar, sempre tem um simulado para ser feito , uma vídeo aula para ser assistida , um e-book para ser lido, uma noite para ser dormida... Eu sei que você se identificou. :-) E eu sei também que isso acontece com todo mundo. Já aconteceu comigo. A gente sempre vai deixando pra depois, a gente sempre acredita que vai dar tempo, a gente sempre jura que vai fazer tudo de uma vez e por a vida...