Pular para o conteúdo principal

ESCREVER É FÁCIL!


Escrever é fácil. Você começa com maiúscula e termina com ponto. No meio, você coloca ideias
Pablo Neruda.



Sim, escrever é fácil, muito fácil. Alguém inventou um monte de técnicas e nomes complicados e te fez acreditar que escrever é algo muito difícil. Não é. Acredite em mim, escrever é simples.

É obvio que cada texto tem um formato, uma linguagem, uma exigência e um leitor. Conhecer (não decorar) essas características é fundamental para desenvolver um bom texto. Imagine uma receita médica – que é um tipo de texto – qual é o formato dela? Qual a linguagem que ela utiliza? Quais são os itens essenciais nessa receita? Quem é o leitor?

Viu? Você não precisou decorar as características da receita, você já viu esse tipo textual diversas vezes e é capaz de responder a todas as perguntas acima. Você certamente seria capaz de escrever uma receita médica, apenas ativando o que já sabe sobre ela.

Com os demais tipos textuais é a mesma coisa. Quando você conhece e tem familiaridade com o texto, você é capaz de produzi-lo sem precisar decorar “fórmulas mágicas”. 

Agora, eu te pergunto: - O que fazer para conhecer vários tipos textuais? 
A resposta é simples: - Ler! 

Ler de tudo, todos os gêneros, ler embalagem de xampu quando está no banheiro, ler meme de internet, o bilhete que a mãe deixou na geladeira, ler placa na rua, comentários dos amigos nas redes sociais, textão problematizando os benefícios da banana, ler matérias de jornal e artigos de opinião, ler obras literárias – e aqui vamos de Lusíadas a Harry Potter – ler artigo acadêmico, textos técnicos, gráficos e pesquisas, ler os seus próprios textos. Enfim, ler o mundo que te cerca. 

Não há segredo. Quem lê bem, escreve bem.

E, para a redação do Enem...

Leia outras redações. Pegue a redação do seu colega, busque na internet as redações nota mil, leia a redação que zerou. Faça o seu cérebro perceber todas as possibilidades e maneiras de escrever uma redação. Torne o gênero dissertativo-argumentativo tão comum na sua vida quanto as legendas de foto do Insta. 

Se você leu até aqui, você já começou! Parabéns!



Dúvidas? Entre em contato via Whatsapp

clique para abrir o WhatsApp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidad...

3 ERROS QUE TE IMPEDEM DE ALCANÇAR 900+ NA REDAÇÃO DO ENEM

Entenda em poucos minutos quais são os erros que você comete e que te impedem de tirar uma boa nota na redação. Nesse texto eu vou apresentar os 3 erros mais comuns dos estudantes e te ensinar a superaras os obstáculos que impedem você de atingir uma boa nota na redação. Após esse texto você será capaz de identificar as falhas que prejudicam seu desempenho na hora de escrever uma redação. você aprenderá também a traçar estratégias para corrigir essas falhas. Para começar, quero que você imagine um grande esportista: Cristiano Ronaldo, Neymar, Marta, Usain Bolt, James Harden, Ronda Rousey ou Fabrício Werdum... você escolhe. Agora imagine a rotina desses campeões. Você imagina um atleta de alta performance maratonando série na Netflix? Pois esse é o primeiro erro que percebo nos alunos: ERRO 1:  Ocupar o tempo com o que dá prazer imediato. É uma delícia passar um dia no sofá assistindo séries e filmes, né? Mas, a menos que você tenha um canal no youtube...

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #02 (12 a 18 de fevereiro de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema AS IMPLICAÇÕES DA NOVA CULTURA ALIMENTAR BRASILEIRA Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I “ Mudança de hábito Nesses últimos 40 anos, a vida nas cidades mudou. As mulheres entraram no mercado de trabalho e o hábito de comer na rua se consolidou. Substituímos os alimentos tradicionais, com hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas e minerais, por outros com hidratos de carbono de absorção rápida: alimentos processados, refrigerantes, salgadinhos com alto teor de gordura saturada e gordura trans – a chamada junk food, a comida pré-fabricada turbinada por produtos químicos. Mais de 80% dos bras...