Pular para o conteúdo principal

ESCREVER É FÁCIL!


Escrever é fácil. Você começa com maiúscula e termina com ponto. No meio, você coloca ideias
Pablo Neruda.



Sim, escrever é fácil, muito fácil. Alguém inventou um monte de técnicas e nomes complicados e te fez acreditar que escrever é algo muito difícil. Não é. Acredite em mim, escrever é simples.

É obvio que cada texto tem um formato, uma linguagem, uma exigência e um leitor. Conhecer (não decorar) essas características é fundamental para desenvolver um bom texto. Imagine uma receita médica – que é um tipo de texto – qual é o formato dela? Qual a linguagem que ela utiliza? Quais são os itens essenciais nessa receita? Quem é o leitor?

Viu? Você não precisou decorar as características da receita, você já viu esse tipo textual diversas vezes e é capaz de responder a todas as perguntas acima. Você certamente seria capaz de escrever uma receita médica, apenas ativando o que já sabe sobre ela.

Com os demais tipos textuais é a mesma coisa. Quando você conhece e tem familiaridade com o texto, você é capaz de produzi-lo sem precisar decorar “fórmulas mágicas”. 

Agora, eu te pergunto: - O que fazer para conhecer vários tipos textuais? 
A resposta é simples: - Ler! 

Ler de tudo, todos os gêneros, ler embalagem de xampu quando está no banheiro, ler meme de internet, o bilhete que a mãe deixou na geladeira, ler placa na rua, comentários dos amigos nas redes sociais, textão problematizando os benefícios da banana, ler matérias de jornal e artigos de opinião, ler obras literárias – e aqui vamos de Lusíadas a Harry Potter – ler artigo acadêmico, textos técnicos, gráficos e pesquisas, ler os seus próprios textos. Enfim, ler o mundo que te cerca. 

Não há segredo. Quem lê bem, escreve bem.

E, para a redação do Enem...

Leia outras redações. Pegue a redação do seu colega, busque na internet as redações nota mil, leia a redação que zerou. Faça o seu cérebro perceber todas as possibilidades e maneiras de escrever uma redação. Torne o gênero dissertativo-argumentativo tão comum na sua vida quanto as legendas de foto do Insta. 

Se você leu até aqui, você já começou! Parabéns!



Dúvidas? Entre em contato via Whatsapp

clique para abrir o WhatsApp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidade social. Em S

ESTUDE COMO UMA GAROTA - Dia Internacional da Mulher

As mulheres são maioria nas Escolas e Universidades brasileiras. No entanto, ainda são pouco reconhecidas no meio acadêmico, intelectual e profissional. Além disso, elas são minoria nos altos cargos de gestão e no meio político. Pensando em valorizar as conquistas femininas e incentivar outras garotas a estudarem e romperem as barreiras sociais, o Simplifica Redação apresenta 10 mulheres incríveis que fizeram do estudo a sua realização pessoal. Inspire-se! Enedina Alves Marques foi a primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil. Nascida em 1913, de família pobre, ela cursou engenharia e se formou aos 30 anos no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Em agosto de 1981, foi vítima de um infarte. O cineasta Paulo Munhoz e o historiador Sandro Luis Fernando pesquisaram a vida de Enedina e pretendem lançar um documentário sobre sua vida pessoal e acadêmica. Mathilde Krim (1926 - presente) - Citogeneticista italiana que realizou diversos estudos so

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #16 (21 a 27 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema OS DESAFIOS E IMPACTOS DA ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso do Ministério Público do Paraná e manteve decisão que autorizou a adoção de crianças por um casal homoafetivo. Na decisão, a ministra argumentou que o conceito de família não pode ser restrito por se tratar de casais homoafetivos. No entendimento de Cármen Lúcia, o conceito de família, com regras de visibilidade, continuidade e durabilidade, também pode ser aplicado a pessoas do mesmo sexo. &q