A
partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua
portuguesa sobre o tema
OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL
Apresente
proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
Quem é
a pessoa com deficiência
De
acordo com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência –
ONU – Organização das Nações Unidas/ 2006, “as pessoas com
deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de
natureza física, intelectual (mental), ou sensorial (visão e
audição) os quais, em interação com diversas barreiras, podem
obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade
de condições com as demais pessoas”.
-
É um cidadão com os mesmos direitos de autodeterminação e usufruto das oportunidades disponíveis na sociedade;
- Deficiência não é sinônimo de doença e, portanto, uma pessoa não pode ter sua vida prejudicada em razão de sua deficiência.
- A pessoa com deficiência possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades;
- Pode apresentar uma ou mais deficiências, percebida ao nascimento ou adquirida ao longo da vida;
- Existem doenças que embora não estejam enquadradas como deficiência, podem produzir direta ou indiretamente graus de limitação variados, destacamos os distúrbios de fala, da linguagem ou comportamentais e os transtornos orgânicos.
- A deficiência é um atributo do ser humano, como ser alto, baixo, gordo ou magro, sendo que as pessoas com deficiência fazem parte dessa diversidade, com os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos.
Disponível em: http://www.saude.curitiba.pr.gov.br/index.php/programas/pessoa-deficiencia/quem-e-a-pessoa-com-deficiencia
TEXTO II
Acessibilidade
é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da
qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no
meio físico, no transporte, na informação e comunicação,
inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação,
bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou
de uso público, tanto na cidade como no campo, a fim de possibilitar
à pessoa com deficiência viver de forma independente e participar
plenamente de todos os aspectos da vida.
Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/acessibilidade-0
TEXTO
III
Entra
em vigor a Lei Brasileira de Inclusão
Antes
conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, nova lei tramitou
no Congresso por 15 anos e passou a valer 180 dias após a sanção,
garantindo direitos nas áreas de trabalho, saúde, educação e
infraestrutura das cidades
A
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI
- Lei 13.146/15)
entrou em vigor no último sábado (02/01). A nova legislação
garante mais direitos às pessoas com deficiência e prevê punições
para atos discriminatórios. Dados do Censo 2010 do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 45,6
milhões de pessoas afirmaram ter algum tipo de deficiência, o que
representa 23,9% da população brasileira.
Entre
os direitos garantidos pela nova lei para atender a essa parcela da
população, estão a oferta de profissionais de apoio escolar em
instituições privadas, sem custo para as famílias, a
acessibilidade para pessoas com deficiência em 10% da frota de táxis
e o auxílio-inclusão, benefício de renda complementar ao
trabalhador com deficiência que ingressar no mercado de trabalho.
A
lei também prevê punições como a detenção de
dois a cinco anos para quem impedir ou dificultar o ingresso da
pessoa com deficiência em planos privados de saúde e a quem negar
emprego, recusar assistência médico-hospitalar ou outros direitos a
alguém, em razão de sua deficiência.
Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/502371-ENTRA-EM-VIGOR-A-LEI-BRASILEIRA-DE-INCLUSAO.html
TEXTO
IV
140
MIL CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO FORA DA ESCOLA
No
país, cerca de 140 mil crianças e jovens estão fora da escola
devido a deficiência, transtornos de desenvolvimento, autismo e
superdotação, segundo levantamento na base de dados dos que recebem
o Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola e têm até 18
anos.
A
coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação,
Iracema Nascimento, avalia que houve avanços significativos na
inclusão das pessoas com deficiência nas escolas. No entanto, diz
que, para ampliar os resultados do trabalho e garantir as matrículas
das pessoas com deficiência em escolas regulares, é preciso superar
fatores como a falta de estrutura escolar e também ampliar a
qualificação de professores e vencer a resistência de famílias. "
Às vezes, há resistência até das famílias, que ficam temerosas
de que suas crianças sejam maltratadas", disse Iracema.
Dados
da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, obtidos a partir do
Censo Escolar de 2013, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que apenas 6% dos
professores que atuam na educação básica têm formação
continuada específica em educação especial de, no mínimo, 80
horas.
A
coordenadora-geral de Articulação da Política de Inclusão no
Sistema de Ensino da Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação,
Suzana Maria Brainer, destaca que os avanços da inclusão dos
deficientes na educação são crescentes. Ela ressalta que, embora
140 mil jovens e crianças de até 18 anos que recebem o BPC na
Escola ainda estejam fora da sala de aula, esse número chegava a 374
mil em 2007, quando o BPC foi criado.
Disponível em: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/09/23/cerca-de-140-mil-criancas-com-deficiencia-estao-fora-da-escola.htm
TEXTO V
TEXTO VI
TEXTO VII
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