Pular para o conteúdo principal

3 ERROS QUE TE IMPEDEM DE ALCANÇAR 900+ NA REDAÇÃO DO ENEM

Entenda em poucos minutos quais são os erros que você comete e que te impedem de tirar uma boa nota na redação. Nesse texto eu vou apresentar os 3 erros mais comuns dos estudantes e te ensinar a superaras os obstáculos que impedem você de atingir uma boa nota na redação.


Após esse texto você será capaz de identificar as falhas que prejudicam seu desempenho na hora de escrever uma redação. você aprenderá também a traçar estratégias para corrigir essas falhas.

Para começar, quero que você imagine um grande esportista: Cristiano Ronaldo, Neymar, Marta, Usain Bolt, James Harden, Ronda Rousey ou Fabrício Werdum... você escolhe. Agora imagine a rotina desses campeões.

Você imagina um atleta de alta performance maratonando série na Netflix?

Pois esse é o primeiro erro que percebo nos alunos:

ERRO 1: Ocupar o tempo com o que dá prazer imediato.


É uma delícia passar um dia no sofá assistindo séries e filmes, né? Mas, a menos que você tenha um canal no youtube sobre séries ou seja crítico de cinema, gastar horas do dia assistindo televisão não te leva a lugar nenhum.


Então, use esse prazer a seu favor. Deixe aquele seriado em que você é viciado como recompensa para quando você atingir um objetivo. Por exemplo:

"Se eu conseguir tirar uma nota acima de 600 na redação da semana, vou ver 5 episódios de Naruto".

Negocie com seu cérebro e com sua vontade de fazer coisas prazerosas. Estabeleça metas e se presenteie quando conseguir cumpri-las. Essa é uma maneira bastante eficáz de atingir bons resultados sem abrir mão completamente das atividades prazerosas.

Isso funciona muito para mim. Estou agora escrevendo esse texto e ainda tenho quase 20 redações para corrigir. Mas estou fazendo tudo isso tranquilamente porque sei que quando terminar minha recompensa será fazer algo que gosto muito – passear com minhas cachorrinhas. Não vou nem antes, nem durante minhas horas de trabalho, só vou fazer o que gosto quando terminar minhas atividades do dia. É assim que profissionais e estudantes de alta performance fazem.

Mas, voltemos aos esportistas. Provavelmente eles nasceram com um grande talento para o esporte, certo? Mas eles seriam os melhores do mundo se apenas entrassem em campo, em quadra ou no ringue? Esse é o segundo erro dos estudantes.

ERRO 2: Não praticar.


Na minha experiência de 20 anos como professora, vejo muitos alunos que confiam tanto no que aprenderam que acham que não precisam treinar. E esse é um erro gravíssimo. A perfeição só vem com a prática. Você só vai conseguir identificar suas falhas e corrigi-las se praticar. 

É assim com tudo na vida, até com as coisas mais simples. Pensa comigo: alguém pode ter te contado certinho como se beija na boca, você pode até ter visto vários beijos por aí, mas só descobriu como é beijar, quando sua boquinha tocou a boquinha do crush.

Com os estudos é a mesma coisa. Isso serve para o Diagrama de Pauling, para fatorar polinômios e para a redação. E, assim como acontece com o beijo, quanto mais você pratica, melhor você fica.

Então, não cometa mais esse erro. Organize seus horários e se proponha a fazer ao menos uma redação por semana. Assim, você vai inserir a escrita no seu cotidiano e vai melhorar a cada texto corrigido.


Perceber nossa evolução faz com que a gente queira ser melhor a cada dia. Quem já tentou emagrecer sabe bem disso...

Agora imagine novamente aqueles atletas. Eles focam no que querem e treinam constatemente para atingir os resultados que desejam. Mas me responda: Eles fazem tudo isso sozinhos?

Obviamente não.

E aqui eu apresento o terceiro e mais grave erro dos alunos que não atingem notas altas na redação.

ERRO 3: Dispensar ajuda.


Os atletas do exemplo contam com uma equipe de profissionais qualificados para orientá-los e direcionar o treinamento. Esses profissionais conseguem extrair o melhor do esportista, valorizando seus pontos fortes e minimizando suas fragilidades.

E essa é exatamente a função dos professores. Não por acaso muitos treinadores são chamados de "professor" ou "mestre". Eles desempenham com os atletas a função que nós desempenhamos com os alunos - indicam caminhos e cobram resultados.

Você pode até conhecer exemplos de pessoas auto didatas que foram aprovados em vestibulares sem contar com a ajuda de ninguém. Mas você sabe que isso está longe de ser a regra, né? A maioria absoluta dos alunos bem sucedidos tiveram o acompanhamento de excelentes professores.


Portanto, evite o caminho das pedras. Você pode poupar tempo e muita dor de cabeça se, desde o início dos estudos, tiver a orientação certa.

Procure profissionais que possam te ajudar. Seja com dicas, com vídeos ou e-books. Mas o mais importante: escolha profissionais comprometidos com o seu sucesso. Escolha aquele professor que vai caminhar junto com você. Que vai corrigir seus erros, reforçar suas habilidades de escrita, que pegue no seu pé para cumprir prazos. Escolha o professor que tem como objetivo fazer você atingir 900+ na redação.

Tenha em mente: disciplina, treino e orientação. Essa é a chave para o sucesso.


Gostou dessa dica? Então, que tal conhecer meu Programa de Monitoria
Eu sei como fazer você melhorar 300 pontos na Redação do Enem.



Dúvidas? Entre em contato via Whatsapp

clique para abrir o WhatsApp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidade social. Em S

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #16 (21 a 27 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema OS DESAFIOS E IMPACTOS DA ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso do Ministério Público do Paraná e manteve decisão que autorizou a adoção de crianças por um casal homoafetivo. Na decisão, a ministra argumentou que o conceito de família não pode ser restrito por se tratar de casais homoafetivos. No entendimento de Cármen Lúcia, o conceito de família, com regras de visibilidade, continuidade e durabilidade, também pode ser aplicado a pessoas do mesmo sexo. &q

ESTUDE COMO UMA GAROTA - Dia Internacional da Mulher

As mulheres são maioria nas Escolas e Universidades brasileiras. No entanto, ainda são pouco reconhecidas no meio acadêmico, intelectual e profissional. Além disso, elas são minoria nos altos cargos de gestão e no meio político. Pensando em valorizar as conquistas femininas e incentivar outras garotas a estudarem e romperem as barreiras sociais, o Simplifica Redação apresenta 10 mulheres incríveis que fizeram do estudo a sua realização pessoal. Inspire-se! Enedina Alves Marques foi a primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil. Nascida em 1913, de família pobre, ela cursou engenharia e se formou aos 30 anos no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Em agosto de 1981, foi vítima de um infarte. O cineasta Paulo Munhoz e o historiador Sandro Luis Fernando pesquisaram a vida de Enedina e pretendem lançar um documentário sobre sua vida pessoal e acadêmica. Mathilde Krim (1926 - presente) - Citogeneticista italiana que realizou diversos estudos so