Pular para o conteúdo principal

OUTUBRO DA REVISÃO - SEMANA 3 - MINORIAS

SEMANA 3 - MINORIAS - PROPOSTA 1


A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema

OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL


Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I


Quem é a pessoa com deficiência

De acordo com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência – ONU – Organização das Nações Unidas/ 2006, “as pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual (mental), ou sensorial (visão e audição) os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
  • É um cidadão com os mesmos direitos de autodeterminação e usufruto das oportunidades disponíveis na sociedade;
  • Deficiência não é sinônimo de doença e, portanto, uma pessoa não pode ter sua vida prejudicada em razão de sua deficiência.
  • A pessoa com deficiência possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades;
  • Pode apresentar uma ou mais deficiências, percebida ao nascimento ou adquirida ao longo da vida;
  • Existem doenças que embora não estejam enquadradas como deficiência, podem produzir direta ou indiretamente graus de limitação variados, destacamos os distúrbios de fala, da linguagem ou comportamentais e os transtornos orgânicos.
  • A deficiência é um atributo do ser humano, como ser alto, baixo, gordo ou magro, sendo que as pessoas com deficiência fazem parte dessa diversidade, com os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos.
Disponível  em: http://www.saude.curitiba.pr.gov.br/index.php/programas/pessoa-deficiencia/quem-e-a-pessoa-com-deficiencia

TEXTO II

Acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Deve estar presente nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação e comunicação, inclusive nos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como em outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na cidade como no campo, a fim de possibilitar à pessoa com deficiência viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida.
Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/acessibilidade-0

TEXTO III

Entra em vigor a Lei Brasileira de Inclusão


Antes conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, nova lei tramitou no Congresso por 15 anos e passou a valer 180 dias após a sanção, garantindo direitos nas áreas de trabalho, saúde, educação e infraestrutura das cidades

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI - Lei 13.146/15) entrou em vigor no último sábado (02/01). A nova legislação garante mais direitos às pessoas com deficiência e prevê punições para atos discriminatórios. Dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 45,6 milhões de pessoas afirmaram ter algum tipo de deficiência, o que representa 23,9% da população brasileira.

Entre os direitos garantidos pela nova lei para atender a essa parcela da população, estão a oferta de profissionais de apoio escolar em instituições privadas, sem custo para as famílias, a acessibilidade para pessoas com deficiência em 10% da frota de táxis e o auxílio-inclusão, benefício de renda complementar ao trabalhador com deficiência que ingressar no mercado de trabalho.

A lei também prevê punições como a detenção de dois a cinco anos para quem impedir ou dificultar o ingresso da pessoa com deficiência em planos privados de saúde e a quem negar emprego, recusar assistência médico-hospitalar ou outros direitos a alguém, em razão de sua deficiência. 

TEXTO IV


140 MIL CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO FORA DA ESCOLA

No país, cerca de 140 mil crianças e jovens estão fora da escola devido a deficiência, transtornos de desenvolvimento, autismo e superdotação, segundo levantamento na base de dados dos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola e têm até 18 anos.

A coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Iracema Nascimento, avalia que houve avanços significativos na inclusão das pessoas com deficiência nas escolas. No entanto, diz que, para ampliar os resultados do trabalho e garantir as matrículas das pessoas com deficiência em escolas regulares, é preciso superar fatores como a falta de estrutura escolar e também ampliar a qualificação de professores e vencer a resistência de famílias. " Às vezes, há resistência até das famílias, que ficam temerosas de que suas crianças sejam maltratadas", disse Iracema.

Dados da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, obtidos a partir do Censo Escolar de 2013, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontam que apenas 6% dos professores que atuam na educação básica têm formação continuada específica em educação especial de, no mínimo, 80 horas.

A coordenadora-geral de Articulação da Política de Inclusão no Sistema de Ensino da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, do Ministério da Educação, Suzana Maria Brainer, destaca que os avanços da inclusão dos deficientes na educação são crescentes. Ela ressalta que, embora 140 mil jovens e crianças de até 18 anos que recebem o BPC na Escola ainda estejam fora da sala de aula, esse número chegava a 374 mil em 2007, quando o BPC foi criado.


Disponível:http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/09/23/cerca-de-140-mil-criancas-com-deficiencia-estao-fora-da-scola.htm

TEXTO V


TEXTO VI



TEXTO VII

Gostou dessa proposta? 

Então escreva um texto dissertativo-argumentativo de, no  máximo, 30 linhas.

Se você precisa de uma correção profissional segundo os critérios do Enem, entre em contato com o Simplifica Redação:

WhatsApp (85) 9 9690-2985

www.facebook.com/SimplificaRedacao/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidad...

CONQUISTAS DOS ALUNOS SIMPLIFICA

Ontem (18/01) o MEC divulgou as notas do Enem 2017. Assim que a consulta foi liberada, começamos receber várias mensagens de nossos alunos. As notas foram  excelentes. A gente já sabia que a dedicação e o esforço dos nossos alunos iria valer a pena, mesmo assim é uma alegria imensa perceber que fizemos parte do sucesso de tantas pessoas.  Confira algumas das notas:   BRUNO, aluno Simplifica em 2016 e 2017. NOTA: 940 LINCON, aluno Simplifica em 2017. NOTA: 940 JOÃO PAULO, aluno Simplifica 2017. NOTA: 880 FILIPE, aluno Simplifica 2016 e 2017. NOTA: 940 DEUSIANA, aluna Simplifica 2017. NOTA: 800   Você também pode ter um história de sucesso em 2018. Venha fazer parte do Simplifica - o melhor grupo de Redação do Whats. Curta nossa página:  https://www.facebook.com/SimplificaRedacao/ Acesse o blog: https://simplificaredacao.blogspot.com.br/ Participe do grupo do WhatsApp: (85) 9 9690-2985 ...

PROGRAMA DE MONITORIA ou COMO VOU FAZER VOCÊ APRENDER REDAÇÃO.

Iniciei esse ano pensando em como eu poderia fazer para que vocês aprendessem redação na prática. Sei que as aulas, os vídeos e a   leitura de materiais ajudam, mas aprender mesmo, só fazendo, né? Aí fui ler vários depoimentos de alunos 900+ na redação e todos, todos mesmo, dizem que faziam ao menos uma redação por semana (a maioria fazia duas ).  Ah, legal! Então vou orientar meus alunos a fazerem duas redações por semana – pensei.  E sabe o que eu percebi? O aluno não faz. É, isso mesmo! Você sabe disso. Sempre tem uma matéria mais importante para estudar, sempre tem um simulado para ser feito , uma vídeo aula para ser assistida , um e-book para ser lido, uma noite para ser dormida... Eu sei que você se identificou. :-) E eu sei também que isso acontece com todo mundo. Já aconteceu comigo. A gente sempre vai deixando pra depois, a gente sempre acredita que vai dar tempo, a gente sempre jura que vai fazer tudo de uma vez e por a vida...