Pular para o conteúdo principal

CINCO FORMAS DE INICIAR UMA REDAÇÃO.


Para muita gente a dificuldade em escrever uma redação está já nas primeiras frases. Dessa dificuldade surgem os “clichês” que são o pânico de qualquer corretor. Expressões como “Atualmente”, “Nos dias de hoje”, “Na sociedade contemporânea”, “No país em que vivemos” devem ser abolidas de seu repertório.

O Simplifica apresenta cinco maneiras criativas – e atraentes – para você iniciar bem uma redação.

  1. DECLARAÇÃO: A declaração é a forma mais comum de começar um texto. Procure fazer uma declaração forte, capaz de surpreender o leitor.


“A Aids ainda é um grave problema de saúde pública no Brasil. Apesar dos avanços farmacêuticos que garantiram o aumento da expectativa e da qualidade de vida aos portadores do vírus HIV no Brasil, o alto índice de infecção, especialmente entre os mais jovens, é motivo de preocupação para a comunidade médica brasileira.

  1. DEFINIÇÃO: A definição é uma forma simples e muito usada em parágrafos de introdução. Pode ocupar só a primeira frase ou todo o primeiro parágrafo.
“Desastre significa evento, acontecimento que causa sofrimento e grande prejuízo - físico, moral, material, emocional; desgraça. Por tanto, denominar o que aconteceu na cidade de Mariana como um grande desastre, é mais que apropriado”

  1. RESGATE HISTÓRICO: O conhecimento dos principais fatos e períodos históricos ajuda a iniciar um texto. O leitor é situado no tempo e pode ter uma melhor dimensão do problema. 
“Desde o final da década de oitenta, visando a redução do número de tabagistas, o Ministério da Saúde vem adotando uma série de medidas restritivas à propaganda, à venda e ao consumo de cigarros.”

  1. DADOS ESTATÍStICOS: Os dados estatísticos conferem credibilidade a uma afirmação. Os dados devem ser verdadeiros e a fonte deve ser referenciada.
“O Atlas da Violência 2016, estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FPSP), revela que o Brasil atingiu a marca recorde de 59.627 mil homicídios em 2014, uma alta de 21,9% em comparação aos 48.909 óbitos registrados em 2003. O estudo revela ainda que jovens negros, com baixa escolaridade são a principais vítimas.”

  1. PERGUNTA: A pergunta não é respondida de imediato. Ela serve para despertar a atenção do leitor para o tema e será respondida ao longo da
“Um corpo perfeito é garantia de felicidade? Academia, dietas, suplementos, cirurgias, tratamentos estéticos, medicação. Essas palavras fazem parte da rotina de jovens e adultos por todo o país. A mídia cria o desejo e vende a solução para se atingir um padrão físico que nada tem de natural”.



Referências

http:/ /revistalingua. com. br/ textos/ blog-ponta / de-olho-nas-citacoes- 356249-1.asp

https://www.algosobre.com.br/redacao/o-paragrafo-chave-18-formas-para-voce-comecar-um-texto.html

http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426

http:/ /oglobo.globo. com/brasil /mapa-da-violencia-2016- mostra-recorde-de-homicidios-no-brasil- 18931627


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidad...

CONQUISTAS DOS ALUNOS SIMPLIFICA

Ontem (18/01) o MEC divulgou as notas do Enem 2017. Assim que a consulta foi liberada, começamos receber várias mensagens de nossos alunos. As notas foram  excelentes. A gente já sabia que a dedicação e o esforço dos nossos alunos iria valer a pena, mesmo assim é uma alegria imensa perceber que fizemos parte do sucesso de tantas pessoas.  Confira algumas das notas:   BRUNO, aluno Simplifica em 2016 e 2017. NOTA: 940 LINCON, aluno Simplifica em 2017. NOTA: 940 JOÃO PAULO, aluno Simplifica 2017. NOTA: 880 FILIPE, aluno Simplifica 2016 e 2017. NOTA: 940 DEUSIANA, aluna Simplifica 2017. NOTA: 800   Você também pode ter um história de sucesso em 2018. Venha fazer parte do Simplifica - o melhor grupo de Redação do Whats. Curta nossa página:  https://www.facebook.com/SimplificaRedacao/ Acesse o blog: https://simplificaredacao.blogspot.com.br/ Participe do grupo do WhatsApp: (85) 9 9690-2985 ...

PROGRAMA DE MONITORIA ou COMO VOU FAZER VOCÊ APRENDER REDAÇÃO.

Iniciei esse ano pensando em como eu poderia fazer para que vocês aprendessem redação na prática. Sei que as aulas, os vídeos e a   leitura de materiais ajudam, mas aprender mesmo, só fazendo, né? Aí fui ler vários depoimentos de alunos 900+ na redação e todos, todos mesmo, dizem que faziam ao menos uma redação por semana (a maioria fazia duas ).  Ah, legal! Então vou orientar meus alunos a fazerem duas redações por semana – pensei.  E sabe o que eu percebi? O aluno não faz. É, isso mesmo! Você sabe disso. Sempre tem uma matéria mais importante para estudar, sempre tem um simulado para ser feito , uma vídeo aula para ser assistida , um e-book para ser lido, uma noite para ser dormida... Eu sei que você se identificou. :-) E eu sei também que isso acontece com todo mundo. Já aconteceu comigo. A gente sempre vai deixando pra depois, a gente sempre acredita que vai dar tempo, a gente sempre jura que vai fazer tudo de uma vez e por a vida...