A
partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos
conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua
portuguesa sobre o tema
OS
DESAFIOS PARA DEMOCRATIZAR O ACESSO À CULTURA NO BRASIL
Apresente
proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO
I
Desigualdades
no acesso à produção cultural:
Entretenimento: a
minoria dos brasileiros frequenta cinema uma vez no ano. Quase
todos os brasileiros nunca frequentaram museus ou jamais
frequentaram alguma exposição de arte. Mais de 70% dos
brasileiros nunca assistiram a um espetáculo de dança, embora
muitos saiam para dançar. Grande parte dos municípios não possui
salas de cinema, teatro, museus e espaços culturais multiuso.
Livros
e Bibliotecas: o
brasileiro praticamente não tem o hábito de leitura. A maioria dos
livros estão concentrados nas mãos de muito poucos. O preço médio
do livro de leitura é muito elevado quando se compara com a
renda do brasileiro nas classes C/D/E. Muitos municípios
brasileiros não têm biblioteca, a maioria destes se localiza
no Nordeste, e apenas dois no Sudeste.
Acesso
à Internet:
uma grande porcentagem de brasileiros não possui computador em casa,
destes, a maioria não tem qualquer acesso à internet (nem
no trabalho, nem na escola).
Profissionais
da Cultura: a
metade da população ocupada na área de cultura não tem
carteira assinada ou trabalha por conta própria. (Fonte: Ministério
da Cultura – IBGE – IPEA).
Disponível
em http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/culture-and-development/access-to-culture/
TEXTO
II
O
que é o Vale-Cultura?
É
um benefício de R$ 50,00 mensais concedido pelo empregador para os
trabalhadores. É cumulativo e sem prazo de validade, e só pode ser
usado para comprar produtos ou serviços culturais, em todo o Brasil.
Por
que o Ministério da Cultura criou o Vale-Cultura?
O
acesso à cultura estimula a reflexão e a compreensão da realidade,
além do respeito à diversidade, o reconhecimento da identidade e a
plena cidadania. Tudo isso é uma melhoria na qualidade de vida de
todos os brasileiros. O Vale-Cultura também fomenta o crescimento da
produção cultural em todo o Brasil.
O
Vale-Cultura tem previsão de término?
Não.
O Vale-Cultura é um benefício concedido aos trabalhadores
instituído por lei. O que tem prazo de término é o incentivo
fiscal concedido às empresa tributadas pelo regime de lucro real,
que vigorou até o ano-calendário 2016, exercício 2017. Para
tanto, o Ministério da Cultura está empenhando todos os esforços
para prorrogar a vigência deste benefício. Dessa forma, os
trabalhadores podem continuar a usufruir o crédito armazenado no
cartão do Vale-Cultura para a compra de bens e serviços culturais.
Assim como as empresas podem manter o benefício de R$ 50 mensais,
valor pago sem incidência de encargos sociais e trabalhistas. Apenas
as empresa tributas em lucro real, momentaneamente, não poderão
deduzir o valor do benefício em até 1% no imposto de renda devido,
no entanto, isso não impede que participem do programa e façam jus
aos outros benefícios.
Disponível em: http://www.cultura.gov.br/valecultura
TEXTO
III
O
Brasil é admirado por sua diversidade cultural e produção
artística. No entanto, o que é produzido em solo nacional é
inacessível para uma grande parcela da população, segundo o IBGE
(2010), as regiões metropolitanas concentram 41% de todo consumo
cultural. Em outras palavras, existe um descompasso entre a oferta
dos produtos artísticos e o acesso a eles.
Um
dos maiores impasses enfrentados pelos brasileiros no acesso a
cultura é a distribuição desigual do patrimônio artístico. Por
exemplo, segundo o estudo realizado pelo o IPHAN (2010), enquanto 70%
das cidades do Estado do Rio Janeiro declaram possuir exposições de
artes plásticas, 72,3% dos municípios brasileiros não apresentam
nenhum tipo de exibição. Ou seja, o acesso à cultura pode ser
limitado pela concentração da oferta.
Por
outro lado, a pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura em 2013
demonstrou que 75% dos brasileiros ou não frequentam ou nunca foram
a um museu. Entre os diversos motivos, destaca-se que muitos dos
entrevistados afirmam não se sentir pertencentes à expressão
cultural oferecida por eles. Deste modo, a inclusão cultural depende
não só da formação de um público consumidor, mas também da
redefinição dos valores enraiado.
Desta
forma, a desigualdade cultural pode ser causada tanto pela repartição
assimétrica do patrimônio, quanto pela carência de um público.
Portanto, as ações governamentais devem não somente ampliar a
oferta de eventos e espaços voltados para atividades culturais, mas
também aumentar os estímulos para que os cidadãos os frequentem.
Por exemplo, nos Estados, as secretarias da Cultura, em parceira com
a mídia local, são capazes de fomentar campanhas de sensibilização
para a adesão ao Vale-Cultura — programa de benefício
concedido aos trabalhadores, e sua família, para custear serviços
culturais, tais como idas aos museus.
Disponível
em:
https://medium.com/@leandrogomes/a-falta-de-acesso-%C3%A0-cultura-na-sociedade-brasileira-b16e81ddf09
TEXTO
IV
TEXTO
V
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