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CITAR OU NÃO CITAR? Eis a questão.

Citar autores e conceitos na redação do Enem pode ser a glória ou a derrota do seu texto. Tudo vai depender da citação e da forma como ela “conversa” com o restante do texto.
Veja abaixo três dicas para fazer uma citação digna de nota 1000.



1) Não cite apenas por citar.

Incluir uma citação para o texto ficar “bonito” ou imaginando que isso irá aumentar sua nota é furada.
Corretores vêm citações o dia todo, acredite, eles sabem quando a citação é importante ou se o candidato jogou um Kant ali no meio só para parecer inteligente.


2) O conceito da sua citação deve permear todo o texto.
Uma citação não é apenas uma frase bonitinha no meio do texto. Quando você faz uma citação, você está inserindo um conceito filosófico/social/histórico na sua redação. Esse conceito deverá permear todo o texto, ser base para a argumentação e estar presente na intervenção.
Por exemplo, se em uma redação sobre os limites entre a liberdade de expressão e o discurso de ódio na internet você cita aquela famosa frase de Voltaire - Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las – você deverá manter essa ideia em todo o texto.
Não vale citar Voltaire na introdução e, lá na intervenção, propor leis mais rígidas sobre os discursos na internet.
Por tanto, pense bem na citação que você irá usar.


3) Saia do senso comum.
Você encontrou aquela lista incrível com 101 citações para usar na redação do Enem, passou semanas dedicado a decorar cada uma delas e a grafia correta do nome do autor. Parabéns!
Você já se perguntou, num universo de 9 milhões de candidatos, quantos tiveram a mesma ideia que você? Pois é.
Várias citações já estão tão manjadas que podem ser enquadradas naquele critério da competência 2 – argumentação previsível. É previsível que em uma redação sobre a liberdade de expressão os candidatos citem Voltaire. É previsível que em questões de intolerância John Locke seja citado. É previsível usar Rousseau para discutir a influência da sociedade sobre o indivíduo. É mais previsível ainda aparecer um Kant na intervenção que sugere ações na educação.
Por tanto, pense bem na citação que irá usar. Lembre-se que ela pode enriquecer muito seu texto, mas se for mal empregada, pode te fazer perder pontos preciosos.



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