Pular para o conteúdo principal

10 FATOS SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM


1. A PROVA DE REDAÇÃO ACONTECERÁ NO PRIMEIRO DIA DO ENEM. Para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foram feitas algumas mudanças. Uma delas diz respeito ao dia de aplicação da prova de redação que, diferente dos anos anteriores, acontecerá no primeiro dia de provas. Esse ano também o Enem será aplicado em dois domingos e não mais em um único fim de semana como acontecia até 2016. 

2. O CANDIDATO TEM UMA HORA PARA FAZER A REDAÇÃO E PASSAR A LIMPO. No primeiro dia de provas, o candidato dispõe de quatro horas para resolver 90 questões. No domingo, o tempo de prova é de cinco horas. Nestas cinco horas de prova o candidato deverá resolver 90 questões da prova e fazer a redação.

3. A PROPOSTA DE REDAÇÃO É A PRIMEIRA A APARECER NO CADERNO DE QUESTÕES. Ao abrir o caderno de questões, a proposta de redação com o Tema e os textos motivadores estará na contra capa da prova. É importante ler todos os textos com calma, destacar palavras-chave e fazer anotações sobre tese e argumentos que serão usados na redação.

4. O RASCUNHO DA REDAÇÃO NÃO É OBRIGATÓRIO. Mas é muito importante que o candidato utilize os espaço destinado ao rascunho para estruturar a redação. Fazendo o rascunho é possível corrigir inadequações ortográficas, gramaticais, de coesão, coerência e estrutura dos argumentos.

5. NÃO HÁ SUBSTITUIÇÃO DA FOLHA DE REDAÇÃO. Assim como o gabarito, a folha de redação é nominal (cada candidato recebe uma folha com seu nome) e, mesmo em casos de erros ou acidentes, a folha de redação não é substituída. Cuidado com a água e as comidinhas que você levar para a prova.

6. O TEXTO DEFINITIVO DEVE SER ESCRITO COM CANETA DE TINTA PRETA. Não é permitido ao candidato o uso de nenhum outro material. Lápis, borracha, réguas, calculadoras e canetas de outras cores ou que não sejam fabricadas em material transparente são proibidos.

7. O TEXTO DA REDAÇÃO DEVE COMEÇAR NA LINHA 1. Ao passar a redação para a folha oficial, o candidato deve iniciar seu texto na linha de número um e seguir a sequência numérica. O candidato não deve “pular” linhas e seu texto precisa ter no mínimo sete linhas completas e no máximo 30 linhas.

8. O TÍTULO NÃO É OBRIGATÓRIO NA REDAÇÃO DO ENEM. Dar um título para o texto é opcional. O candidato que deseja incluir um título à sua redação deve ter em mente que este título precisa ser criativo, estar relacionado com o tema e não deve repetir a proposta. Além disso, o título deverá ser escrito na linha de número um e o texto deverá iniciar na linha de número dois.

9. A LETRA DO CANDIDATO NÃO PRECISA SER BONITA. É óbvio que uma letra bonita causa uma primeira impressão agradável ao corretor. No entanto, a letra do candidato na redação do Enem deve ser legível. É importante que o corretor consiga entender o que você escreveu. Em alguns casos, letras muito trabalhadas com voltinhas e contornos, dificultam a leitura.


10. O TEXTO DEVE OCUPAR TODO O ESPAÇO DA LINHA. Com exceção do título (caso houver) que deve ser centralizado, o candidato deve iniciar o texto junto à margem esquerda e seguir até a margem direita, fazendo a translineação, se for necessário. É importante que o candidato deixe o espaço de aproximadamente dois dedos no início de cada novo parágrafo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidade social. Em S

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #16 (21 a 27 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema OS DESAFIOS E IMPACTOS DA ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso do Ministério Público do Paraná e manteve decisão que autorizou a adoção de crianças por um casal homoafetivo. Na decisão, a ministra argumentou que o conceito de família não pode ser restrito por se tratar de casais homoafetivos. No entendimento de Cármen Lúcia, o conceito de família, com regras de visibilidade, continuidade e durabilidade, também pode ser aplicado a pessoas do mesmo sexo. &q

ESTUDE COMO UMA GAROTA - Dia Internacional da Mulher

As mulheres são maioria nas Escolas e Universidades brasileiras. No entanto, ainda são pouco reconhecidas no meio acadêmico, intelectual e profissional. Além disso, elas são minoria nos altos cargos de gestão e no meio político. Pensando em valorizar as conquistas femininas e incentivar outras garotas a estudarem e romperem as barreiras sociais, o Simplifica Redação apresenta 10 mulheres incríveis que fizeram do estudo a sua realização pessoal. Inspire-se! Enedina Alves Marques foi a primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil. Nascida em 1913, de família pobre, ela cursou engenharia e se formou aos 30 anos no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Em agosto de 1981, foi vítima de um infarte. O cineasta Paulo Munhoz e o historiador Sandro Luis Fernando pesquisaram a vida de Enedina e pretendem lançar um documentário sobre sua vida pessoal e acadêmica. Mathilde Krim (1926 - presente) - Citogeneticista italiana que realizou diversos estudos so