Pular para o conteúdo principal

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA (31 de julho a 06 de agosto de 2017)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema

AS CONQUISTAS E DESAFIOS DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NO BRASIL

Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
Brasília, 11/09/16 - O Código de Defesa do Consumidor é uma das leis mais importantes na vida do cidadão brasileiro e, neste domingo, completa 26 anos de vigência. Ao mesmo tempo que promove a harmonização das relações de consumo, empodera o consumidor e incentiva a melhoria da qualidade de produtos e serviços no mercado.
Confira a entrevista com o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania, André Luiz Lopes do Santos. [...]
3- Quais foram as principais conquistas dos consumidores nesses anos?
Respeito nos parece ser a primeira palavra a ser destacada. Muito embora ainda haja um campo vasto para melhorias, também nesse sentido, parece muito claro que, hoje, a preocupação em respeitar os direitos dos consumidores encontra-se muito mais sedimentada no dia a dia das empresas.
Informações mais claras sobre as características de produtos e serviços; canais mais qualificados de atendimento e relacionamento com clientes, como as Ouvidorias (em alguns setores); o aumento dos índices de resolutividade das reclamações formuladas junto aos Procons, sobretudo ao longo da última década; a adesão das empresas a mecanismos de tratamento e solução de conflitos de consumo, como o consumidor.gov.br. Tudo isso sinaliza, de modo conjunto, o quanto a temática do consumidor tornou-se muito mais sólida e robusta, no universo empresarial brasileiro.
4- E os desafios?
Os desafios se diversificam e se multiplicam, num processo contínuo. Na medida em que as relações se transformam, temos de nos manter extremamente atentos às estratégias adotadas pelas empresas para a oferta de seus produtos e serviços, conferindo a legalidade, ou não, de suas práticas – o comércio online, nesse sentido, implica uma série de pontos de atenção, especialmente no que diz respeito aos chamados ‘Termos de Uso’ de aplicativos e sites.
De forma mais ampla, os setores regulados ainda representam focos de especial atenção para a proteção e defesa do consumidor. Ainda temos muito a caminhar no sentido de uma melhor avaliação dos reais impactos que a regulação provoca no dia a dia do consumidor. Segmentos como o dos planos de saúde, por exemplo, onde se verifica um nível extremamente elevado de judicialização dos conflitos entre consumidores e operadoras, ainda mostram de modo muito claro o quanto precisamos avançar nesse sentido.
Fonte: http://www.justica.gov.br/…/codigo-de-defesa-do-consumidor-…Acessado em 16 de setembro de 2016.

TEXTO II
O Código de Defesa do Consumidor completa 26 anos neste domingo (11). Essa legislação mudou para melhor as relações de consumo no Brasil, minimizando perdas e garantindo que o brasileiro receba exatamente o que comprou.
Se você se sentir lesado em uma compra, o vendedor tem a obrigação de apresentar um exemplar do Código para que o consumidor possa consultá-lo e para que possa esclarecer dúvidas.
A lei ainda deixa claro que em uma disputa entre comprador e vendedor, o Código será mais favorável ao consumidor, que é sempre considerado o elo mais frágil em uma relação de consumo.
Procon reforça proteção ao consumidor
Se o cliente não conseguir fazer valer seu direito junto a uma loja, pode procurar o Instituto de Defesa do Consumidor do seu Estado, órgãos conhecidos como Procon. Lá será possível registrar uma relação, e a entidade ainda vai intermediar a disputa entre vendedor e comprador.
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/…/entenda-a-importancia-do-codigo-… em 15 de setembro de 2016.


TEXTO III






TEXTO IV 


TEXTO V








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidad...

CONQUISTAS DOS ALUNOS SIMPLIFICA

Ontem (18/01) o MEC divulgou as notas do Enem 2017. Assim que a consulta foi liberada, começamos receber várias mensagens de nossos alunos. As notas foram  excelentes. A gente já sabia que a dedicação e o esforço dos nossos alunos iria valer a pena, mesmo assim é uma alegria imensa perceber que fizemos parte do sucesso de tantas pessoas.  Confira algumas das notas:   BRUNO, aluno Simplifica em 2016 e 2017. NOTA: 940 LINCON, aluno Simplifica em 2017. NOTA: 940 JOÃO PAULO, aluno Simplifica 2017. NOTA: 880 FILIPE, aluno Simplifica 2016 e 2017. NOTA: 940 DEUSIANA, aluna Simplifica 2017. NOTA: 800   Você também pode ter um história de sucesso em 2018. Venha fazer parte do Simplifica - o melhor grupo de Redação do Whats. Curta nossa página:  https://www.facebook.com/SimplificaRedacao/ Acesse o blog: https://simplificaredacao.blogspot.com.br/ Participe do grupo do WhatsApp: (85) 9 9690-2985 ...

PROGRAMA DE MONITORIA ou COMO VOU FAZER VOCÊ APRENDER REDAÇÃO.

Iniciei esse ano pensando em como eu poderia fazer para que vocês aprendessem redação na prática. Sei que as aulas, os vídeos e a   leitura de materiais ajudam, mas aprender mesmo, só fazendo, né? Aí fui ler vários depoimentos de alunos 900+ na redação e todos, todos mesmo, dizem que faziam ao menos uma redação por semana (a maioria fazia duas ).  Ah, legal! Então vou orientar meus alunos a fazerem duas redações por semana – pensei.  E sabe o que eu percebi? O aluno não faz. É, isso mesmo! Você sabe disso. Sempre tem uma matéria mais importante para estudar, sempre tem um simulado para ser feito , uma vídeo aula para ser assistida , um e-book para ser lido, uma noite para ser dormida... Eu sei que você se identificou. :-) E eu sei também que isso acontece com todo mundo. Já aconteceu comigo. A gente sempre vai deixando pra depois, a gente sempre acredita que vai dar tempo, a gente sempre jura que vai fazer tudo de uma vez e por a vida...