Pular para o conteúdo principal

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA (19 A 25 DE JUNHO DE 2017)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema

O IMPACTO DOS GRANDES EVENTOS REALIZADOS NO BRASIL.


Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO I

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 podem ser caracterizados como um marco de um singular momento do turismo brasileiro. O ápice do calendário de megaeventos internacionais, que o Brasil assumiu o desafio de sediar. De 2012 para cá realizamos três etapas da Fórmula 1, Rio+20, Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Copa das Confederações e a Copa do Mundo.
Eventos com distintos públicos e características. Se na Rio+20, o desafio era lidar com a acolhida de líderes globais e toda a questão de logística e segurança, na JMJ tivemos um encontro de massa com 3 milhões de pessoas atraídas pela presença do Papa Francisco, no primeiro evento internacional do seu pontificado. Na Copa do Mundo, o grau de dificuldade da organização foi elevado pela distribuição do evento por 12 cidades-sede de diferentes perfis. Na Fórmula 1, recebemos além dos espectadores, os integrantes das equipes da categoria mais badalada do automobilismo, um público altamente qualificado que por duas vezes consecutivas elegeu a etapa brasileira como a melhor de todo o campeonato.

Tanto na JMJ, quanto na Copa do Mundo, os turistas manifestaram interesse em retornar ao Brasil. Entre os estrangeiros que vieram o evento católico, 93% afirmaram, em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, que queriam voltar ao Brasil. No mundial de futebol, o percentual foi ainda maior: 95,3%. Importante notar que os Jogos Olímpicos foram citados como motivação de retorno para 65% dos turistas da Copa. Ou seja, os grandes eventos criam um círculo virtuoso, alimentado a cada edição que realizamos com planejamento, integração de esforços e competência.

Disponível em: http://www.turismo.gov.br/…/06_05_15_artigo_no_turismo_o_br… Acessado em 29 jul. 2016.


TEXTO II

Com um orçamento estimado em 24,6 bilhões de reais, o plano de legado das Olimpíadas do Rio de Janeiro conta com 27 projetos. O programa abrange obras urbanísticas, ambientais e, claro, esportivas. […] Todas as quatro sedes anteriores dos Jogos Olímpicos também contaram com planos de legado. Os resultados, todavia, foram distintos em cada cidade. De elefantes brancos a importantes iniciativas de revitalização urbanística. […] Os Jogos Olímpicos de 2008 anunciaram uma “nova China”, moderna e tecnológica. […] Nos anos seguintes, no entanto, o crescimento da cidade agravou os congestionamentos já existentes, enquanto problemas sociais e de poluição continuaram estagnados. Estima-se que serão necessários cerca de 30 anos para que todos os gastos do evento – aproximadamente 32 bilhões de dólares, o orçamento mais caro da história dos Jogos Olímpicos – se paguem.



TEXTO III

A experiência dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, deixou sérias dúvidas sobre a capacidade do país em organizar eventos esportivos de grande magnitude. Mesmo sendo um acontecimento menor quando comparado à Copa do Mundo de Futebol e aos Jogos Olímpicos, o Pan 2007 deixou uma ideia dos desafios a serem enfrentados: gastos acima dos previstos, suspeitas de desvio de recursos e de superfaturamento nas compras, instalações subutilizadas, para mencionar apenas os problemas mais conhecidos do público.
Por essa razão, a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, na época recebida com entusiasmo pelas lideranças políticas e esportivas do país, hoje é vista com resistência e ceticismo por uma parcela significativa da população brasileira.

Em resumo, os megaeventos esportivos representam uma oportunidade para fazer alterações na cidade e no país-sede, tanto em infraestrutura, como em projetos sociais. Entretanto, as deficiências de planejamento e organização, entre outros fatores já mencionados, podem transformar esses eventos em um peso para os governos e para a população.

Disponível em: http://www.vermelho.org.br/noticia/234952-1 Acessado em 28 jul. 2016


TEXTO IV 


TEXTO V


Semana de 19 a 25 de junho de 2017.
Professora Kelli Schmiguel
WhatsApp (85) 9 9690-2985

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #14 (07 a 13 de maio de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema O PROBLEMA DO ABANDONO PATERNO NO BRASIL Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I  São Paulo – Dados do Conselho Nacional de  Justiça  (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, apontam que há 5,5 milhões de crianças brasileiras sem o nome do pai na certidão de nascimento. O Estado do Rio lidera o ranking, com 677.676 crianças sem filiação completa, seguido por São Paulo, com 663.375 crianças com pai desconhecido. O Estado com menos problemas é Roraima, com 19.203 crianças que só têm o nome da mãe no registro de nascimento. “ É um número assustador, um indício de irresponsabilidad...

3 ERROS QUE TE IMPEDEM DE ALCANÇAR 900+ NA REDAÇÃO DO ENEM

Entenda em poucos minutos quais são os erros que você comete e que te impedem de tirar uma boa nota na redação. Nesse texto eu vou apresentar os 3 erros mais comuns dos estudantes e te ensinar a superaras os obstáculos que impedem você de atingir uma boa nota na redação. Após esse texto você será capaz de identificar as falhas que prejudicam seu desempenho na hora de escrever uma redação. você aprenderá também a traçar estratégias para corrigir essas falhas. Para começar, quero que você imagine um grande esportista: Cristiano Ronaldo, Neymar, Marta, Usain Bolt, James Harden, Ronda Rousey ou Fabrício Werdum... você escolhe. Agora imagine a rotina desses campeões. Você imagina um atleta de alta performance maratonando série na Netflix? Pois esse é o primeiro erro que percebo nos alunos: ERRO 1:  Ocupar o tempo com o que dá prazer imediato. É uma delícia passar um dia no sofá assistindo séries e filmes, né? Mas, a menos que você tenha um canal no youtube...

PROPOSTA DE REDAÇÃO DA SEMANA #02 (12 a 18 de fevereiro de 2018)

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema AS IMPLICAÇÕES DA NOVA CULTURA ALIMENTAR BRASILEIRA Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I “ Mudança de hábito Nesses últimos 40 anos, a vida nas cidades mudou. As mulheres entraram no mercado de trabalho e o hábito de comer na rua se consolidou. Substituímos os alimentos tradicionais, com hidratos de carbono complexos, fibras, vitaminas e minerais, por outros com hidratos de carbono de absorção rápida: alimentos processados, refrigerantes, salgadinhos com alto teor de gordura saturada e gordura trans – a chamada junk food, a comida pré-fabricada turbinada por produtos químicos. Mais de 80% dos bras...